Como fazer um porta-copo super charmoso

Quem adora chá, café, chocolate quente, leva muito a sério as suas canecas! E elas merecem um porta-copo à altura, não é mesmo? Preparamos um passo à passo pra você fazer um porta-copos super charmoso.



Assista o vídeo no final do post!


Material:

- 1 pedaço de tecido

- 1 pedaço de feltro

- lã de tricô

- agulha e linha


1. A escolha da lã e do tecido

Escolha um fio que não seja muito fino. Eu usei a lã Sedificada da Pinguim e trabalhei com agulha 4,5. Opte por um tecido de algodão que combine com a lã. Mas lembre-se que é legal dar algum destaque, por exemplo, se o tecido é estampadinho, escolha um tom forte de lã que combine pra usar junto, ou se o tecido for preto e branco, brinque com uma lã cor cereja.


2. A escolha do ponto

Eu gosto muito de fazer tricô, mas se você não sabe ou não gosta, pode substituir por crochê ou usar tecido em ambos os lados do porta-copo. Eu escolhi o ponto de arroz porque ele fica com o acabamento lateral bem certinho e facilita na hora de costurar.


Vamos preparar o material?


1. Quadrado de feltro

Corte o feltro do tamanho que você vai querer o seu porta-copo. Uma boa medida é algo entre 9 e 11 cm.


2. Corte do tecido

Posicione o feltro sobre o tecido e corte, deixando aproximadamente 1 cm de cada lado. Se você não tiver muita experiência com costura, deixe um pouco mais, pra dobra ficar um pouquinho maior.


3. Quadrado de tricô

Faça uma amostra do ponto pra escolher a agulha e medir quantos pontos você vai precisar. Lembre que o seu quadradinho de tricô deve ter exatamente o mesmo tamanho do feltro. Quando o quadrado estiver pronto, pode arrematar os pontos da agulha.


4. Marcando a costura

Pra facilitar na hora de costurar, posicione o feltro sobre o avesso do tecido e dobre as bordas por cima. Use um ferro pra deixar bem marcado onde você vai fazer a costura depois.


Agora é hora de pegar agulha e linha e começar a costurar!


1. Unindo o tricô e o tecido

Com o feltro envolvido pelo tecido, junte com o tricô, de forma que o tecido fique para um lado e o tricô para o outro. Começando por uma das pontas, costure manualmente, usando pontos bem miúdos.


2. Atentando para o acabamento

É importante você deixar as bordas sempre alinhadas, se achar necessário, use um alfinete ou alinhave antes. Você também deve cuidar das pontas, elas devem ficar bem quadradinhas, estique o tricô pra alinhar. Ainda nas pontas, prenda uma parte do feltro junto, pra que ele não saia do lugar quando você quiser lavar seu porta-copo.


Gostou do resultado?


Você pode fazer um par e convidar um amiga pra tomar um chá na sua casa, ela vai adorar!


Preparamos um vídeo, com um passo à passo detalhado, especial pra você.


#decoração #diy #horadochá

Preferidos!

Recentes...