Como fazer um quadrinho de recados

Que tal fazer um quadrinho de recados pra pendurar na parede da sua casa?



Assista o vídeo no final do post!


Material:

- 1 moldura com vidro e gancho

- 1 pedaço de tecido

- 1 caneta de retroprojetor

- 1 caneta permanente

- 1 folha branca

- pano com álcool para limpeza


1. A escolha da moldura

Normalmente, a cor da caneta, que usamos pra escrever depois do quadrinho pronto, é preta. Como a limpeza entre um recado e outro é feita com álcool se a moldura for clara, você pode acabar sujando as bordas sem querer, por isso, opte por uma cor mais escura de moldura: café ou preta mesmo.


2. A escolha da caneta

Você vai precisar de uma caneta que não borre pra fazer o modelo do que vai estar escrito e, por isso, uma boa opção é a caneta de retroprojetor. Já para fazer a escrita definitiva, o ideal é uma caneta permanente. Eu pesquisei alguns tipos e a que achei melhor e usei no vídeo foi a IDent Pen, com ponta de 1mm.


3. A escolha do tecido

Um bom teste antes de escolher o tecido é escrever no vidro e colocar sobre ele, pra ver o efeito e se a caneta vai ter destaque suficiente. Tecidos muito estampados ou de cores mais escuras, podem não dar o resultado esperado e tornar a leitura mais difícil.


Vamos preparar o material?


1. Desmonte a moldura

Guarde bem cada uma das partes da moldura, especialmente o gancho pra prender depois na parede. Se a sua moldura vier sem gancho, você encontra esse tipo de material pra vender avulso, em lojinhas de artesanato.


2. Folha branca

Recorte uma folha branca do mesmo tamanho do vidro. A folha branca é o que vai evitar que o fundo da moldura altere a cor do tecido. Se o fundo da sua moldura já for branco ou for muito claro, você não precisa colocar essa folha.


3. Corte do tecido

O tecido deve ser cortado deixando uma folga de 5mm de cada lado. Essa folga vai ajudar você a esticar ele melhor na hora da montagem e você sempre pode cortar o excesso depois, usando um estilete. É muito importante passar bem o tecido com um ferro, pra ele fique bem lisinho, sem nenhuma marca de dobra.


4. Escrevendo no vidro

Você tem que se organizar e pensar em tudo que você que seja permanente no seu quadrinho: títulos, linhas, etc. Escreva inicialmente, com a caneta de retroprojetor, como você quer que seja. Esse é o momento de apagar e ajustar quantas vezes for necessário.

Quando estiver satisfeito com o resultado, vire o vidro ao contrário e, com a caneta permanente, cubra as palavras e as linhas. Depois, desvire e apague o modelo com um pano e álcool ou limpa vidros.

O objetivo final é que tudo que não for ser apagado, esteja desenhado com a caneta permanente, no verso do vidro.


Vamos montar?


1. A ordem correta

Na moldura, coloque primeiro o vidro, o tecido, a folha branca e a parte de trás, com o gancho.


2. Posicione bem o gancho

Ninguém quer que o quadro fique torto, messa com uma régua pra ter certeza que o gancho ficou bem centralizado.


3. Esticando o tecido

Antes de fechar, você pode puxar bem as sobras de tecido, pra garantir que ele ficou super-esticado. Vire o quadro pra conferir o resultado. Se você achar necessário, pode colocar um pinguinho de cola nos cantos, pra que o tecido não saia da posição. Nos quadros que eu fiz pra mim, não foi necessário.


4. Quando tudo estiver ok, feche a moldura e seu quadrinho está pronto!


Gostou do seu quadrinho?


Eles são muito práticos! Eu já tenho quadro na cozinha para a lista do supermercado, quadro no escritório com a agenda da semana e mais um menor que deixei pra recados.


Pra ficar ainda mais fácil, preparamos um vídeo pra você, com um passo à passo detalhado.


#decoração #diy

Preferidos!

Recentes...