Como encapar um bloquinho com tecido

Quem nunca ficou doido atrás de um pedaço de papel pra anotar um recado? E se o pedaço de papel fosse um bloquinho lindo, encapado de tecido?


Você pode ter um na bolsa, outro na mesa do escritório e lembre de deixar um na sala, pra "emergências".



Assista o vídeo no final do post!


Material:

- 1 bloco

- 2 pedaços de tecido

- 1 folha de papel colorido

- 1 pedaço de papel Horlle

- cola branca

- rolo feito de espuma


1. A escolha do bloco

Quando for escolher o tamanho do bloco, procure pensar onde você quer usar o seu bloquinho. Se for na bolsa, por exemplo, é interessante que ele seja pequeno pra não ocupar muito espaço. Você pode usar folhas brancas ou outro tipo de papel que preferir. Você consegue comprar o bloco em papelarias especializadas em desenho.


2. A escolha do tecido

Você vai precisar de um tecido para a parte de fora e outro para a parte de dentro. Você até pode usar o mesmo, mas fica bem mais bonitinho se usar duas estampas diferentes. Se quiser, pode trocar o tecido por papel colorido na parte interna, também fica bem legal.


3. A escolha do papel

O papel colorido vai fazer o acabamento interno, por isso, escolha um que tenha contraste e que combine com os tecidos escolhidos.


Vamos começar?


1. Recortando o papel Horlle

Verifique o tamanho do bloco e corte o papel Horlle com meio centímetro a mais nas laterais. No comprimento, adicione apenas meio centímetro de um dos lados, pois o outro vai encostar na lombada do bloco. Você vai precisar de duas partes desse tamanho.

Na hora de cortar a lombada, pegue a medida exata da espessura do bloco. Deixe mais 5 mm de cada lado, acompanhando a medida das capas da frente e de trás.


2. Colando o papelão no tecido

Aplique a cola com o rolinho no papel Horlle e comece colando no tecido que você escolheu para a parte de fora. Cole a capa da frente, depois a lombada e depois a parte de trás. Imagine que você está com o livro aberto, essa deve ser a posição do papelão na hora de colar.

Entre as capas e a lombada, deixe um espaço no tecido de aproximadamente 1 mm, pra fazer a virada. por fim, corte todo o excesso de tecido que ficou em volta, deixando uma borda de 1 cm.


3. Fazendo o acabamento da parte externa

Passe a cola nas laterais do papelão e dobre a borda de tecido de 1 cm para dentro. Nos cantos, corte o excesso para deixar o tecido em 45 graus, isso deixa o acabamento final bem melhor.


4. Colando o bloco

Para colar o bloco na capa, passe bastante cola na lombada e fixe. Deixe secar por cerca de 30 minutos. É importante que o bloco fique muito bem colado, antes de prosseguir.


5. Fazendo o acabamento final

Recorte o papel colorido do tamanho do bloco, deixando passar um pouco (mais ou menos 1 cm) pra cima da capa. Abra o seu bloquinho e cole na primeira folha, sempre aplicando a cola com o rolo.

Depois, recorte o tecido escolhido para o acabamento interno no tamanho da capa e cole cobrindo a sobra de 1 cm do papel colorido e todo o resto do papelão que estava aparente.

Repita a mesma sequência para a capa de trás.


Agora é só abrir e começar a escrever!


Preparamos um vídeo, com um passo à passo detalhado, pra você!


#decoração #diy #homeoffice

Preferidos!

Recentes...