Semana da Organização - Dia 2: Papelada

No segundo dia da nossa semana da organização, propositalmente escolhemos a "bendita" papelada!

É tempo de dar aquele balanço no que fica e no que é lixo, no que tem serventia e naquilo que nem lembramos porque foi guardado. Vamos lá?


Separe as contas pagas.

É importante guardar comprovantes das contas pagas. Você pode e deve ter uma caixa ou uma pasta pra isso. Ordene por tipo de conta e por mês, pra facilitar caso você precise consultar. Algumas instituições enviam anualmente para você, por e-mail, uma quitação anual de débito e você pode criar uma pasta no seu e-mail para salvar esses documentos.


Separe papéis para o Imposto de Renda.

Recibos, gastos que você precisa declarar, notas fiscais de melhorias para o seu imóvel, e tudo mais que você for usar na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, deve ter uma pastinha separada. Recibos médicos e odontológicos e quitação anual de seguros de vida também devem estar nessa pasta.


Como dizem: uma imagem vale mais do que mil palavras,. Nas duas imagens abaixo você tem o exemplo perfeito da diferença entre arrumar e organizar. É muito importante que a sua papelada esteja organizada porque, somente quando cada coisa tiver o seu lugar, você vai conseguir rapidamente encontrar o que precisa.

Cartões, folders e flyers: O que guardar?

Sabe aquele papelzinho que estavam entregando na rua e você se interessou? Ele pode ter ficado tempo demais na sua bolsa. Essa é a hora de você esvaziar todas as gavetas, bolsos e bolsas e reunir todos os papéis e cartões. Um por um, verifique do que se trata. Tudo aquilo que você não lembrar ou que for algo que não faz mais sentido, jogue fora. Tudo aquilo que fizer sentido guardar, separe por uso. Por exemplo: cartões de serviço para casa, como eletricista, manutenção de aquecedores, encanador, etc, devem ficar num grupo. Cartões que você pode precisar no trabalho, são outro grupo. Folders de restaurantes, tele-entrega, cardápios, são mais um grupo. E assim por diante. É importante que cada grupo tenha o seu lugar na casa e que todos os interessados da família saibam onde encontrar o serviço que procuram. Verifique sempre pra ter certeza que não há duplicados, se houver, guarde apenas o mais recente.


Separe garantias e notas fiscais de compras.

Tudo que você comprou que tem garantia precisa ser guardado em uma outra caixa. Normalmente, você precisa guardar a Nota Fiscal da compra e o termo de garantia. E, acredite, é o tipo de papelada que a gente nunca sabe onde está, na hora que precisa. Eu tenho o hábito de guardar manuais nessa mesma caixa, mas você pode optar por guardar em um local separado.

Tudo certo?

Agora que você terminou de arrumar a papelada toda, que tal chamar um amigo(a) em casa e espairecer?


Arrumar a papelada, por mais chato que seja, é uma parte extremamente importe da organização anual, afinal, ninguém quer ficar procurando, na última hora, um documento importante.

;)

#organizandoacasa

Preferidos!

Recentes...